quarta-feira, 4 de maio de 2011

A Ordem do Discurso

A ordem do discurso


 O protesto que fizemos em Barra do Mendes no último dia 28/04,foi para mim uma aula viva, enquanto panfletava ouvia o excelentíssimo SR. Gov. Wagner e lembrava de FOUCAULT e as conexões entre o que ele dizia e as observações de Foucault aconteciam quase que involuntariamente.
Segundo Foucault em todo discurso está inserido uma ideologia, mesmo que esta seja colocada de forma subjetiva, mas que ainda assim tenta disseminar as convicções de determinado autor,ele observa que os discursos vêm se transformando ao longo da historia,sofrendo rupturas, baseado em novas concepções, (aqui não posso deixar de citar a tal conexão,pois bem: Em 2002 Wagner Disputa pela primeira vez o governo da Bahia. No início da campanha, apresenta 2% das intenções de votos. Ao final da eleição, mesmo derrotado, atinge a surpreendente marca de 38% dos votos válidos, conquistando mais de 2 milhões de eleitores. Convidado pelo presidente Lula, assume o Ministério do Trabalho e Emprego. Reformulou as políticas de emprego e renda, responsáveis pela criação de 4 milhões de empregos entre 2003 e 2006. Jaques Wagner também foi reconhecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), pela luta contra o trabalho escravo. Wagner assume a Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento e Social da Presidência da República. É responsável direto pelo diálogo entre o governo, agentes econômicos, sociais e populares, foi esse mesmo homem que no dia 28/04 disse que não têm a menor condição de rever,eu disse “rever”- a revogação do decreto 12.586/2011, que alunos e professores fossem cobrar do reitor as suas reivindicações,que sequer senta para negociar com as categorias...aí vem mais uma promessa de campanha...  Neste ano de 2011, nosso compromisso é o Pacto pela Educação. Este pacto que envolve diretamente as prefeituras, pais, alunos, professores e gestores pelo objetivo comum de melhorar o ensino fundamental em todos os municípios, e assim provocar uma grande mudança na educação do nosso estado. Isso terá um enorme impacto na qualidade do ensino médio e na educação profissional, nos quais vamos continuar investindo. É preciso um bom alicerce para que nossas crianças possam seguir em frente.”aí eu pergunto seguir em frente para onde? Para as faculdades estaduais?Ora a realidade é clara, houve e esta havendo uma ruptura dos discursos, a questão é porque ,para que  e a bem de quem? Da maioria com certeza não é, será neste contexto que Foucault coloca que o discurso esta intimamente ligado ao poder que o autor nunca profere tudo a respeito de determinado assunto ,mantendo assim uma certa superioridade que lhe é atribuída devido ao conhecimento nascendo assim o conceito saber/poder.
     A sociedade apesar de conviver com vários tipos de discurso, desenvolveu um certo medo e como conseqüência criaram-se sistemas de controle para tentar dominar a proliferação de discursos, entre eles está  a interdição “Não se tem o direito de dizer tudo ,que não se pode falar de tudo em qualquer circunstancia” e há também quem está habilitado ou autorizado a pronunciar determinado discurso,seja ele político ,religioso ou social,(nosso mega-fone que o diga,pois nem sequer saiu da mochila).
E para fechar a conta o Gov. disse que a verba vai e que não é pouca, aí me lembrei de Foucault novamente daquela “vontade de verdade” onde se enfrentam o verdadeiro e o falso e tive que me contentar em concordar com Foucault quando diz que “não há uma verdade e sim verdades institucionalizadas” e quem sou eu para desmentir?



Referencias:
Agecom - Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo do Estado da Bahia
A ordem do discurso
Autor: FOUCAULT, MICHEL
Editora: LOYOLA


4 comentários:

  1. Elka,

    li os seus textos com a atenção típica de quem se defronta com uma grata surpresa: não bastasse a produtora de textos atenta, coesa, coerente, progressiva em ricas informações, você tem o olhar crítico e reflexivo, associando a realidade do dia a dia com as teorias discutidas em sala de aula.

    Foi bom conhecer essa sua faceta. Recomendo que continue produzindo.

    Abraço,

    Milton Cardoso.

    ResponderExcluir
  2. Elka...jogou duro...adorei seu texto, e realmente defender essa teoria como base para a hipocrisia do governador é perfeito...PARABÉNS

    ResponderExcluir
  3. É isso ai Elka!

    Vc fez uma boa análise do que exatamente a gente passa na mãos desses ditos "representantes". Me lembro de uma entrevista que o governador participou em uma rádio local da cidade, onde pedia votos da região, afim de "cntinuar oferecendo melhorias para vida de todos". Infelizmente a gente só é vítima.

    Fez bem em lembrar Foucault, que no seu discuro de poder nos faz pensar que somos sim cada vez mais subordinados a um sistema de falsas ideologias, e que essa "vontade de verdade", eu mesmo, pouco vejo acontecendo.

    Cotinue publicando.

    Parabéns pelo blog"

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto Elka, seu olhar crítico diante dos fatos, mostra a mulhar forte e inteligente que vc é.
    Seu blog está maravilhoso.
    Um abraço.

    ResponderExcluir