sexta-feira, 6 de maio de 2011

O trabalho na construção da dignidade humana


      Desde os primórdios da raça humana ficou estabelecido que o homem proveria o seu sustento e da sua prole com o seu suor, para mulher cabia cozinhar, cozer e cuidar dos filhos, porem essa realidade vem mudando no decorrer da historia.
    Observamos cada vez menos a necessidade da força braçal para realização de trabalhos antes designados só para os homens. Com as inovações tecnológicas, percebemos a substituição da mão de obra humana por maquinas, daí vem a necessidade de um novo trabalhador, qualificado, especializado, com capacidade e autonomia para tomar decisões. Outra mudança perceptível é a ascensão da mulher no mercado de trabalho, derrubando preconceitos e proporcionando á sociedade a oportunidade de observarem cada vez mais o sucesso da inversão de papeis.
    Todavia tanto para mulher quanto para o homem, para terem seu trabalho reconhecido e valorizado é necessário qualificação, que a sua pratica e potencial, sejam validados por autoridades discursivas institucionalizadas, para que cada vez menos ocorra casos de  exploração e sub-valorização da  mão de obra, que o cidadão possa reconhecer os seus direitos e tenha subsídios para defende-los,uma vez que ,segundo Foucault toda forma de conhecimento é poder.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário